quarta-feira, dezembro 07, 2005

Tudo uma questão de atitude

Ontem fui comprar chocolate amargo para oferecer de presente a um grande apreciador de chocolate negro.

O meu objectivo era comprar umas trufas de chocolate negro que existem na Hussel e que são maravilhosas.

Cheguei à loja e perguntei se tinham uma caixinha dessas delícias.

"Não. No Natal só fazemos caixas de sortido"

"E se eu quiser só trufas de chocolate negro?"

"No Natal só fazemos caixas de sortido"

"Mas se eu quiser destas trufas que tem aqui na montra não posso escolher uma só qualidade?"

"Pode, mas não posso por em caixa"

"Está bem. E o que é que tem de chocolate negro?"

"Só tenho o que está exposto"

Confesso que neste ponto da conversa já me começava a irritar.

"Eu não conheço o que está exposto. O que é que é de chocolate amargo?"

"Estas são de chocolate amargo por fora, mas por dentro são manteiga"

"Pode dar-me uma para provar por favor?"

"Vou pesar. São 65 cêntimos" diz-me a menina sem me dar a trufa antes de receber o pagamento.

"Não tenho moedas. Tenho que pagar com multibanco"

A minha vontade de comprar fosse o que fosse já era nula, mas eu tinha mesmo que comprar os chocolates.

"Não faz mal!"

Paguei. Comi, não gostei e saí da loja sem chocolates.

Fui a uma outra que havia por perto. Expliquei o que queria.

"Disso não temos, mas de chocolate negro temos este, este, este, este e este! Prove um de cada sem compromisso, depois escolhe o que mais gostar. Se não for nenhum o que procura, ficamos amigas na mesma!"

Sorri. E decidi que mesmo que não gostasse de nenhum, que teria que comprar alguma coisa mais não fosse pela atenção.

Depois de provar os 5 chocolates e de me ter sentido jantada, lá escolhi.

Comprei para quem ia comprar, para quem pensava em comprar para o Natal e para quem não me tinha lembrado que poderia ser uma boa ideia.

Na simpatia está o ganho!

Posted by Abelhinha at 2:16 da tarde

7 Comments

  1. Blogger JNM posted at dezembro 07, 2005 2:49 da tarde  
    Pois é. A simpatia é de facto a melhor estratégia para um bom negócio.

    m prado.
  2. Blogger Eva Shanti posted at dezembro 07, 2005 4:04 da tarde  
    Há pessoas que não têm sensibilidade nenhuma para o verdadeiro atendimento ao cliente. Quando me atendem bem e com simpatia eu volto e até recomendo.

    Uma vez fui tão bem atendida numa loja de roupa que até falei com uma amiga que dá formação a cadeias de lojas. Entretanto, e como queria saber se aquele «atendimento perfeito» se devia à formação da pessoa ou era uma constante da cadeia, visitei outras lojas e constatei que aquela gente teve, de certeza, uma boa acção de formação em atendimento e técnicas de venda.

    Também é importante a simpatia sincera (aquela que é tão bem feita que se a pessoa está a pensar «mais uma a chatear-me a cabeça», tu nem dás por isso), porque a simpatia forçada e com mesuras a mais dá-me vómitos!

    Bjs
  3. Blogger saltapocinhas posted at dezembro 08, 2005 1:18 da manhã  
    A da 1ª loja deve estar habituada a trabalhar num centro comercial...Dantes detestava esse tipo de atendimento mas às vezes até gosto de não ter ninguém atrás de mim a pressionar. Depende do que andamos à procura, mas não há nada que chegue ao atendimento simpático... Compraste a contar comigo?? também adoro, mas contento-me com as tabletes do noir da nestlé!!
  4. Anonymous Anónimo posted at dezembro 08, 2005 1:26 da tarde  
    é verdade na simpatia está o ganho,
    mas a maioria das pessoas não são assim....
    e uma casa prestigiada como a hussel tem empregados mediocres a trabalhar lá, é uma vergonha, foi menos uma cliente que lá perderam....lol...
    tem um bom feriado abelhinha ;9
    um beijo ;)
  5. Blogger Mocho Falante posted at dezembro 08, 2005 4:45 da tarde  
    Só faltava mesmo era ir depois à primeira casa e abanar o saquinho...

    Só há estas são pra mim

    beijocas agridoces
  6. Blogger Thiago Forrest Gump posted at dezembro 08, 2005 5:29 da tarde  
    Se for sempre assim amanhã vou comprar um carro. ;D
  7. Blogger AnaCristina posted at dezembro 12, 2005 10:16 da manhã  
    Concordo com o mocho falante...
    Depois das compras, voltava à loja e mostrava o saquinho...

    Como no "Pretty Woman", com a Julia Roberts, "Big Mistake, Big, Big Mistake..."

Enviar um comentário

« Home